Umas das primeiras inquietações dos alunos iniciantes no curso de Jornalismo é o lide, ou lead. O lide nada mais é do que a parte principal de uma matéria. Vale ressaltar, o trecho mais importante de um texto: aquele que diz tudo sobre o assunto. Se ele for retirado do texto, por exemplo, o conteúdo perde a lógica.
Segundo o site Wikipédia, o lide é a primeira parte de uma notícia, geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo que lhe segue e pretende prender-lhe o interesse. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”. De uma maneira geral, o lide deve responder a o quê, quem, quando, onde, como e porquê (obs.: não na mesma ordem necessariamente) se deu o acontecimento central da história.
O blog Jornalismo Geral diz que o lide é o primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que? Parte da ideia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância.
Vimos que o lide segue o modelo da pirâmide invertida e, segundo o site observatório da imprensa, trata-se "de um jargão jornalístico para identificar um formato de textos em que a parte mais importante da notícia ou da informação é colocada logo no primeiro parágrafo. A pirâmide da informação seria invertida porque, ao contrário das pirâmides físicas, o mais importante estaria no alto, ou seja no início do texto. O formato tornou-se quase uma unanimidade na imprensa porque poupa tempo do leitor e permite que o texto seja cortado para adequar-se ao espaço editorial disponível, sem comprometer a qualidade da notícia ou da informação".
Segue modelo:
Veja:
Nenhum comentário:
Postar um comentário